terça-feira, 31 de maio de 2011

Shevchenko anuncia aposentadoria para depois da Eurocopa

ESPN


     O atacante Andriy Shevchenko, ídolo do Milan, com passagem pelo Chelsea e atualmente no Dínamo de Kiev, anunciou sua aposentadoria para a próxima temporada. O jogador vai parar de jogar após a  Eurocopa de 2012.
     Aos 34 anos, Shevchenko afirmou que não vai voltar atrás da escolha feita. "Eu decidi que vou deixar o futebol depois da Euro-2012. É uma escolha definitiva", garantiu o atleta, em entrevista ao jornal La Repubblica.
     O jogador sabe como quer se aposentar: surpreendendo as principais seleções da Europa e vencendo um título em frente à sua torcida, já que o país é sede do torneio.
     "Mentalmente, estamos prontos e pensando já na Euro. Queremos fazer o melhor na frente de nossos fãs. Eu acredito que podemos vencer qualquer seleção favorita caso tenhamos um pouco de sorte", analisou.

Rooney acredita que Messi teria dificuldades para se destacar na Premier League

ESPN



     Wayne Rooney, atacante do Manchester United, declarou ao programa de rádio inglês talkSPORT que Lionel Messi é o melhor jogador que ele já viu, mas que o argentino teria dificuldades para se adaptar ao estilo da Premier League.
     Rooney concordou com Alex Ferguson ao descrever o Barcelona como o melhor time que já enfrentou, mas reiterou que Messi precisaria da ajuda dos meias do Barça para prosperar na primeira divisão inglesa.
     "Se você trouxer Xavi e Iniesta com ele, sim, mas seria difícil, quase impossível para ele jogar como joga na Espanha", comentou. "O jogo é mais físico aqui. Enfrentar times como Birmingham e Stoke City em seus estádios exige muita força física. Cristiano Ronaldo tem mais o perfil do futebol jogado na Inglaterra que Messi, ele é mais alto e melhor no jogo aéreo", acredita Rooney.
     Para o inglês, Lionel Messi é um jogador decisivo, mas os meias Xavi e Iniesta ainda são mais importantes para o Barcelona. "Messi vence jogos, mas Xavi e Iniesta destroem os adversários. Eles formam um time fantástico, um time muito especial. É este o nível que queremos estar e nós temos que melhorar o nosso futebol para alcançá-lo", disse.

Para PVC, Platini pode ser esperança na FIFA em 2015

ESPN

     Joseph Blatter deve ser reeleito como presidente da FIFA nesta quarta-feira, já que é candidato único ao cargo desde que seu opositor, Mohamed bin Hammam, foi punido pelo Comitê de Ética da entidade e está suspenso de exercer atividades ligadas ao esporte.
     Apesar dos seguidos escândalos, o comentarista Paulo Vinícius Coelho declarou, no Bate-Bola 1ª edição desta segunda-feira, que acredita que nem tudo está perdido. “Dos dirigentes, o que me dá um pouco mais de esperança é o Platini, que pode ser eleito em 2015. Não digo que ele vai transformar tudo, mas, no mínimo, diminuir esse esquema”.
     PVC ainda explicou que o pouco número de votos para eleger o presidente da entidade contribui para a corrupção: “O colégio eleitoral da FIFA é formado por 208 votos. Qual é a dificuldade, para quem é um milionário, de comprar 53 pessoas, por exemplo? Se você tivesse que comprar 1,5 milhões de eleitores, isso seria um problema”.

Bahia tem lista de dispensa prestes a ser anunciada

Futebol Baiano


     Simplesmente 42 jogadores. Assim está o atual elenco do Bahia. Também pudera. A ousada política de contratações da diretoria tricolor começa agora a exibir o seu preço. Haja reforço. Só nas últimas duas semanas chegaram Marcelo Lomba, Jair, Diones, João Neto, Paulo Miranda, Ricardinho, Carlos Alberto...
     E o caminhão de contratações não deve parar por aí. Segundo o gestor de futebol Paulo Angioni, o Bahia trabalha, agora, para fechar com mais três nomes de peso: o meia ofensivo Morais e os atacantes Adriano e Fernandão. Com um inchaço no plantel mais do que evidente, a lista de dispensas já está sendo preparada. Há dois dias, o presidente Marcelo Guimarães Filho declarou que chegou a tentar repassar os atletas que não seriam aproveitados pelo Bahia nesta Série A. Como não conseguiu, o jeito vai ser rescindir os contratos da turma.
     De acordo com o técnico René Simões, um elenco ideal deveria ter cerca de 28 jogadores. Ou seja, no Bahia, o excedente está em torno de 14 atletas. A maioria será dispensada. E o nome deles não chega a ser segredo. “A torcida tricolor sabe quem são”, disse o presidente Marcelo. Thiago, Nen, os colombianos Mosquera e Tressor Moreno além de Pedro Beda e Bruno Paulo encabeçam a lista. Estes dois últimos nem treinam mais com o time principal e estão compondo o grupo que vai participar do Brasileiro sub-23.
    É neste time sub-23, aliás, que está a explicação de Angioni para a necessidade de tantos atletas.        
     “Entendo que são 31 jogadores no elenco profissional. Os outros, em sua maioria, são  atletas da base engajados em um processo de profissionalização e que podem também ser utilizados no time treinado por Chiquinho de Assis”, comentou o dirigente. Neste grupo, estariam até jogadores como Maranhão, que entrou no segundo tempo da partida contra o Flamengo e deu o passe para o gol de marcado por Jobson.

Elenco desigual 

     A posição mais inchada no elenco é a de meias-ofensivos. Com as chegadas de Nikão, Ricardinho e Carlos Alberto, agora são 11 jogadores para a mesma função. Isso sem contar o volante Diones, que também atua mais avançado.
     Levando-se em consideração que um time de futebol atua geralmente com dois meias ofensivos, haveria um excesso de até seis jogadores na posição. Isso porque seriam necessários, em um elenco básico, dois titulares e dois ou três reservas. No ataque, a situação é semelhante. Jóbson, Souza, Jones, Gabriel, Rafael e João Neto compõem o setor. Seria um número mais do que satisfatório se mais um ou dois atacantes não estivessem para ser contratados. De quebra, Zezinho, Lulinha, Nikão e Maranhão podem atuar na função.
     A torcida continua exigindo reforços para a defesa, considerada como setor mais carente. Nada, porém, que encontre respaldo na direção. Segundo a assessoria de imprensa do clube, a comissão técnica não pediu atletas para o setor.
     “Penso em até três reforços, contudo pode ser até mais” Angioni, condicionando a vinda de outros contratados à saída de atletas, como Pedro Beda e Bruno Paulo, citados pelo gestor de futebol do Bahia.

Três jogadores

     São prioridade de contratação para o Bahia.  Dois deles defenderam o clube no ano passado: Morais e  Adriano. O terceiro é Fernandão, dispensado pelo São Paulo há um mês.

Quem são os 42 atletas do atual Esquadrão:

Goleiros - Marcelo Lomba, Omar, Jair, Tiago e George.
Laterais - Jancarlos, Marcos, Lucas, Ávine e Dodô.
Zagueiros - Titi, Thiego, Nen, Danny Morais, Diego Jussani e Paulo Miranda.
Volantes - Marcone, Fahel, Hélder, Diones, Lenine, Pablo e Mosquera. 
Meias - Ricardinho, Carlos Alberto, Lulinha, Nikão, Zezinho, Camacho, Magno, Maurício, Maranhão, Tressor Moreno e Boquita.
Atacantes - Jobson, Souza, Jones, Gabriel, Rafael, João Neto, Bruno Paulo e Pedro Beda.
Equipe do Brasileiro sub-23 - George, Lenine, Pablo, Bruno Paulo e Pedro Beda (Estes atletas treinam separado, no time comandado pelo técnico Chiquinho de Assis).

Bahia inicia dispensas e Tressor Moreno não fica no clube

Futebol Baiano


     Ao tempo em que reforça o elenco tricolor, o presidente Marcelo Guimarães Filho sabe que alguns jogadores, aqueles que não vingaram durante o Baiano, vão ter que deixar o clube. E, segundo o dirigente, em entrevista à Itapoan FM, as conversas para rescisão de contratos já começaram.
     "Nosso time está inchado. Já começamos a tratar a saída de jogadores e estamos tentando ver o que for menos oneroso para o Bahia. Os procuradores já estão indo ao Fazendão", disse o presidente, que enumerou os atacantes Pedro Beda e Bruno Paulo como os primeiros a rescindir contrato.
     Outro nome certo na lista é o do colombiano Tressor Moreno. Contratado para ser a referência do time tricolor, o meia não mostrou a que veio e atuou em poucas partidas. Para Marcelo Guimarães Filho, ele não conseguiu se adaptar ao futebol brasileiro.
     O goleiro Tiago, liberado pela diretoria tricolor antes da intertemporada em Águas de Lindoia para tirar a cidadania italiana, também não está nos planos de René Simões. "Esses jogadores já sabem que estão fora do Bahia". Mais dispensas devem ocorrer. Entre elas, a do zagueiro Nen e a do lateral-esquerdo Dodô.

Diretoria nega conversas em atacante Obina

Futebol Baiano



     Entra ano, sai ano e o nome do atacante Obina sempre é ventilado na Toca do Leão. Atualmente no Shandong Luneng, da China, o jogador foi cogitado pela imprensa baiana para um possível retorno à Toca do Leão, local em que foi revelado. Porém, a diretoria tratou de jogar um balde de água fria nessa negociação.
     - Não existe nenhuma negociação com Obina. Na verdade, nunca existiu desde o início da temporada - revelou o diretor de futebol rubro-negro, Beto Silveira.
     O jogador estava no Atlético-MG antes de seguir para o país asiático.

Vila Nova acerta contratação de Dedé

Gazeta Press


     A diretoria prometeu e cumpriu. Na segunda-feira, o Vila Nova acertou a contratação do volante Dedé para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. Ele é o sexto reforço para o Nacional, mas as novidades não devem parar por aí.
     Dedé estava defendendo o Ferroviário, no Campeonato Catarinense, e acumula passagens por muitos clubes do futebol brasileiro, como Fortaleza, Bahia e Santa Cruz. A expectativa é que o volante tenha sua documentação regularizada ainda esta semana.
     No entanto, as novidades não devem parar por aí. De acordo com o diretor de futebol e sócio da New Ville Sports, Daniel Reis, a intenção é contratar pelo menos mais dois reforços e as prioridades são um lateral-esquerdo e um atacante.
     A importância de reforços é justamente pelo fato da Série B ser um campeonato longo e é preciso ter opções no elenco, devido a contusões e suspensões dos outros jogadores. Os zagueiros Álvaro e Ben Hur; além dos meias Vitor Rossini, Paulo César e David estão em tratamento no departamento médico.

Marquinhos jogou sem alma contra o Atlético-MG

Futebol SC


     Após o acerto com o Grêmio, o meia Marquinhos se despediu do Avaí nesta segunda-feira. Ele vai para Porto Alegre ganhar mais que o dobro do que recebia na Ressacada e confessou que não tinha “cabeça” para enfrentar o Atlético-MG no último sábado, na derrota por 3 a 1, que desencadeou vaias da torcida sobre o ídolo avaiano. FutebolSC.com
     “O jogo contra o Atlético foi visível. Eu estava em campo só de corpo. O espírito não estava, o pensamento não estava. Peço desculpas ao torcedor por essa partida”, lamentou o meia em entrevista coletiva no fim da tarde desta segunda, na sala de imprensa da Ressacada.
     Marquinhos assinou por três anos com o Grêmio e acredita que só deve voltar ao Avaí aposentado.   
     Ele reconheceu que nesta sua última passagem pela Ressacada não esteve bem. “Sei que não fiz partidas muito boas pelo Avaí, mas também não foi decepcionante a minha vinda”.
     O meia revelou não estar magoado com as críticas da torcida e diz que não queria deixar o Avaí, mas sua permanência prejudicaria o orçamento do clube.
     “Quero agradecer ao torcedor, independente de ter acontecido algumas vaias nesse último jogo. As vaias, para mim, sempre foram elogios disfarçados. Eu sei que eles estavam magoados porque praticamente já estava tudo resolvido. Mas mesmo assim eu não queria sair daqui, fiz uma proposta para o presidente. Depois parei pra pensar. Vi que isso, entrando no orçamento do Avaí, teria um desequilíbrio muito grande”, explicou.
     Marquinhos Santos está com 29 anos e vai para o seu décimo clube na carreira. Ele foi revelado pelo Avaí, é torcedor do clube, mas já teve idas e vindas por Bayer Leverkusen (Alemanha), Flamengo, Paraná, São Paulo, Coritiba, Santa Cruz-PE, Atlético-MG e Santos.

Marquinhos chega para encarnar o espírito gremista

Gazeta Press


     Em um dia de caras novas no Olímpico, a primeira a aparecer foi a do meia Marquinhos. O jogador chegou por volta das 10 horas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. No desembarque, trouxe consigo um discurso consciente, sem abusar das declarações para a torcida, e a vontade de vestir a camisa do Grêmio.
     "O pensamento é estar ajudando, vou ajudar onde o Renato espera que a gente possa ser aproveitado. Vou encarnar o espírito do gremista", assegurou o reforço vindo do Avaí, envolvendo a ida do centroavante Borges para o Santos, em uma negociação de três pontas.
     A nova contratação evitou confirmar a transferência até quando pôde. Só falou abertamente sobre o assunto na segunda-feira. A intenção era manter-se focado na disputa das semifinais da Copa do Brasil com o seu ex-clube.
     "Estava disputando uma semi-final de Copa do Brasil, buscando o bi, já que no ano passado fui campeão com o Santos. Foi mais respeito com a equipe que estava defendendo. O Grêmio entendeu", explicou cercado por câmeras e microfones no saguão do aeroporto.
     Aos 29 anos, Marquinhos tem um currículo vasto, com passagem por grandes clubes do futebol brasileiro e pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha. Atuar no Rio Grande do Sul é mais uma meta atingida.
     "É mais um desafio. É uma equipe grande, mundialmente conhecida. Vim pra somar e ser feliz. Faltava jogar aqui, faltava um Gre-Nal. Quero Deixar o nome gravado na história", contou.
     A ansiedade para disputar um clássico terá de ser controlada. O confronto diante do Inter será na última rodada do primeiro turno, em 28 de agosto. Com ritmo de jogo, o meia estará apto para entrar em campo assim que sua inscrição for confirmada pela CBF.
     No papel, o meio-campo do Grêmio deverá ter, em um futuro não muito distante, Gilberto Silva, que chega quinta-feira ao clube, Fábio Rochemback, Marquinhos e Douglas. Sem ter sido apresentado oficialmente, a nova contratação adota cautela no tema.
     "Primeiro vou buscar meu espaço. Não vou me escalar. É um meio-campo de qualidade e vitorioso. "Vou respeitar todo mundo e procurar meu espaço".
     Ainda nesta terça-feira, o argentino Miralles desembarcará na capital gaúcha. Ele e Marquinhos serão apresentados no fim da tarde.

Palmeiras minimiza assédio por T. Heleno e cria controvérsia com Henrique

Gazeta Press

     O técnico Luiz Felipe Scolari trouxe uma notícia preocupante ao torcedor palmeirense: o assédio de times do exterior a Thiago Heleno. Alvo de dúvidas no início do ano, o atleta estaria na mira de agremiações alemãs, segundo informou o comandante após o empate contra o Cruzeiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
     Mas, do lado da diretoria palmeirense, a ordem é evitar comentários sobre a possibilidade de saída do atleta. O diretor de futebol Roberto Frizzo desconhece uma proposta oficial pelo camisa 4.
"A nós não chegou nenhuma oferta. Pelo futebol superlativo que ele está demonstrando, não seria surpresa chegar algo", comentou o dirigente, em entrevista à Rádio Eldorado ESPN.

Caso nebuloso 

     Na zaga, o Palmeiras já terá a ausência de Danilo a partir do segundo semestre. Até por isso, o clube busca a contratação de um substituto. Henrique, do Barcelona, já foi considerado um reforço praticamente certo, também foi descartado nas últimas horas pelo presidente Arnaldo Tirone em entrevista ao diário Lance!, mas a reportagem apurou que o Verdão ainda pode fazer novas investidas, apesar de encontrar problemas financeiros para viabilizar o negócio.
     Algumas pessoas ligadas à diretoria alviverde encaram a posição de Tirone como uma espécie de blefe. Através do Twitter, o procurador de Henrique, Marcos Malaquias, mostrou-se surpreso com as notícias de que o Palmeiras iria desistir do negócio. "Não sei o que aconteceu, fui pego de surpresa", postou o agente na manhã desta terça-feira.

Fluminense frustra o Santos e garante que o volante Fernando Bob fica no clube

Superesportes


     Muricy Ramalho bem que pediu e a diretoria do Santos chegou a fazer uma proposta para contar com Fernando Bob, porém, o Fluminense já vetou qualquer tipo de negociação. O volante tem parte de seus direitos adquiridos pela Traffic. Entretanto a empresa já comunicou que o vice-presidente de futebol tricolor pretende contar com o atleta.
     Esta é a segunda vez que o Santos tenta contratar o jogador. Logo que chegou ao clube, Muricy Ramalho tentou levar o jogador, mas o Fluminense até aumentou o seu salário para não o perder. No momento, a equipe paulista não mostrou nenhum interesse em envolver qualquer atleta na negociação.

Entrevista: Patrícia Amorim abre o jogo e fala sobre gestão à frente do Fla

Super Rádio Tupi


     A gestão da presidente Patrícia Amorim ainda está no segundo ano, mas nesse pouco tempo, a mandatária tirou do papel as obras do Centro de Treinamento do clube, tirou da Gávea o futebol profissional e o levou para a sua casa permanente no Ninho do Urubu. Trouxe Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e conquistou o Campeonato Carioca invicto. Ainda assim, a presidente conseguiu também trazer o maior nome da natação brasileira, César Cielo; possíveis medalhistas, como Nicholas Santos; manteve nomes da ginástica como Jade Barbosa, Diego e Danielle Hypólito e ainda manteve o basquete, esporte que conta com apoio enorme da torcida rubro-negra.
     Tal equilíbrio é conquista de uma gestão de cortes de gastos desnecessários, nunca mexer no investimento do futebol e sempre reinvestir os lucros no clube. Na entrevista abaixo, a presidente conta como tem sido feita sua gestão, como faz para conseguir dinheiro e como corre atrás de mais patrocínios e parceiros, para aproveitar o momento olímpico. Mais: como obter mais investimentos do governo e reduzir os gastos do clube, além de tornar os esportes autossustentáveis. Confira o bate-papo com a presidente Patrícia Amorim:

     No balanço financeiro um dado aponta que o Flamengo investiu cerca de 40 milhões em esportes olímpicos. Houve realmente esse investimento todo?

     Na verdade houve uma distorção, não é verdade. É que na apresentação colocou futebol e o (esporte olímpico) resto do clube e, quando você coloca o resto do clube, você coloca todos os funcionários de todos os departamentos do clube. Todas as intervenções que nós fizemos foi incluída nesse contexto. É que para a gente dar visibilidade que não ultrapassou o orçamento do futebol, ficou caracterizado que o que não era futebol, era esporte olímpico.

     O que é importante destacar neste balanço financeiro então?

     O simbólico é este, nós não mexemos no futebol, o que é do futebol é do futebol. O que nós buscamos foram parcerias, a ginástica artística tem duas parceiras, o basquete tem duas, algumas outras parcerias são pontuais, para algumas viagens. E mais do que dobramos a nossa capacidade de assinar novos contratos de licenciamento, isso nos deu uma tranquilidade grande. O nosso quadro sociativo subiu muito, entraram mais de dois mil novos sócios, depois voltamos a vender camisa como no ano passado com a chegada do Ronaldinho, nossos produtos licenciados aumentaram. Aumentamos nossos valores mínimos nos contratos e, se colocássemos jogadores da base, que não aparecem no balanço como patrimônio, só quando são vendidos, para mim tem um valor muito grande em preservar o patrimônio do clube. Mas ele só é contabilizado quando é vendido, então, quando nós tivermos uma proposta interessante, o nosso superávit vai ser bem maior.

     O que é importante nessa gestão que não tira o foco do futebol, mas também busca apoio para o alto rendimento no esporte olímpico?

     O que é importante é ficar no dia a dia do clube, perceber o que é importante, o que é indispensável, o que é prioridade e aí vai avançando. Tem algumas coisas, como por exemplo, eu gostaria de ter um time de vôlei de primeira linha e não posso ter, então, tenho só a base e a base já me custa, porque tem o salário dos treinadores. O ideal seria cada modalidade se autossustentar, o que a gente caminha para essa direção, com um futuro bastante promissor com Olimpíada e os investimentos chegando, mas eles ainda não chegaram e o clube ainda arca com a maior parte deste custo. Agora, tem que se fazer uma análise, porque o torcedor quer um time de futebol competitivo, é praticamente nisso que ele aposta, e o sócio do clube quer ter essas modalidades ainda. Então, é preciso ter a sensibilidade de saber até onde se pode ir, o importante é que cada departamento tenha o seu orçamento e que no futebol ninguém mexe, muito pelo contrário.

     A torcida do Flamengo, além de um bom time de futebol e estrutura profissional, cobra também que quando o clube monte uma modalidade olímpica, que ela seja de ponta e dispute títulos. Como é administrar alto rendimento no futebol, no basquete, na ginástica, na natação...?

     É uma verdadeira ginástica (risos). Muita conversa com os atletas, até onde dá para ir, onde não dá para ir. Por exemplo, quando o Diego operou o pé, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) falou que ele tinha que operar na Suíça com um médico determinado. Então, tinha uma parte que era do Comitê Olímpico, uma parte da Confederação e uma parte do clube, e isso não está no nosso orçamento, pagar US$ 18 mil por um pé novo (risos)... É terrível, mas isso acontece, às vezes a gente tem algumas surpresas. Agora a gente tem avançado muito na questão estratégica e tem licenciado muitos produtos. É como colocar roletas no clube, como fizemos em julho do ano passado e tivemos o melhor resultado de julho. Aumentou o número de sócios? Não, apenas aumentamos o controle. Então, quando aumentamos o controle, as coisas começam a funcionar, eu quero pagar menos água, menos luz. Com esses resultados eu não pago mais nada com juros, melhores negociações no banco, com taxas menores. São resultados que vão me dando resultados financeiros, que como instituição sem fins lucrativos, eu conseguindo um resultado financeiro aqui, eu posso investir ali. Então, eu passo o dia inteiro pensando em como eu vou despender um menor número de recurso e vou trazer um grande jogador. Mas isso é do dia a dia, eu acho isso bem gostoso, tem uma parte bem interessante.
      Quando acontece, por exemplo, como o basquete, que tem um investimento bom e não consegue o resultado esperado, como fica a cobrança nesse esporte, a situação da modalidade?
     O investimento existe em orçamento, mas tem que se fazer uma análise muito criteriosa. Chegamos entre os quatro, é lógico que se esperava do Flamengo chegar até a final, mas não conseguimos avançar. Chegamos somente a semifinal, mas nós perdemos na fase final um grande jogador que era o Babby, estávamos com um time machucado; Duda com o ombro, outro com não sei o quê, o Marcelinho fazendo fisioterapia, então, não foi um ano bom, foi um ano com muitos problemas. Mas a gente precisa avançar. Tem outra coisa também, em 2008/09, no primeiro ano que nós ganhamos, nós forçamos os outros times a repatriar alguns jogadores porque nos trouxemos o Marcelinho, que é de seleção. Depois começaram a chegar outros jogadores e o Flamengo foi superado. A gente continuou com mais ou menos o mesmo investimento, com mais ou menos a mesma equipe e agora a gente tem que reavaliar tecnicamente porque os outros se reforçaram, isso foi notório. Por mais que a gente goste de alguns jogadores, a gente tem que dar uma mexida.

     Você acha que faz falta um outro clube de expressão também investindo assim no esporte olímpico como Botafogo, Vasco, Fluminense?

     Seria interessante. Campeonato estadual mais forte... Mas o problema é que os clubes de futebol muitas vezes não têm credibilidade no mercado, então, algumas empresas e universidades, em vez de se associar a um time de camisa, preferem seguir sozinho, como no vôlei, porque os clubes de futebol, ao longo dos anos, perderam essa confiança. Eu acho que a maior virtude deste trabalho é tentar mostrar para outros clubes que é possível pensar um pouquinho diferente, tem limitações, mas investe na modalidade que quer. A gente tem estatutariamente o remo e o basquete é o segundo, depois do futebol. A torcida gosta muito de futsal, mas ou o Flamengo entra para ganhar ou meio termo não dá, então não da para ter time de futsal agora. As outras modalidade são mais acompanhadas pelo sócio, que são natação, pólo aquático e nado sincronizado. Então, são coisas que a gente consegue levar, 60% da arrecadação nossa em escolinhas é da natação, então, você consegue justificar o investimento. Mas eu diria que o mais difícil hoje é a ginástica artística, pela qualidade e excelência que chegou e você não consegue colocar 20, 25 crianças numa aula de escolinha porque você tem um risco, já a natação e o basquete você consegue, então, é um custo mais caro, mas é ao mesmo tempo o esporte onde você tem o maior número de atletas olímpicos.

Caio Júnior revela acerto com zagueiro Adaílton, que chega nos próximos dias

Gazeta Press



     O Botafogo acertou com mais um reforço para a sequência da temporada. Trata-se do zagueiro Adaílton, de 28 anos, que se desligou do Sion, da Suíça, e vai se apresentar ao Glorioso nesta quarta-feira para a realização de exames médicos e assinatura de contrato.
     Falta apenas definir se ele já será apresentado aos torcedores e jornalistas ou se uma nova data será marcada. O acordo salarial aconteceu na semana passada, quando o atleta conseguiu a sua liberação junto aos suíços. Com isso os dirigentes alvinegros não precisaram desembolsar nada pelos direitos federativos do jogador.
     A informação sobre a contratação de Adaílton não dada pelo Botafogo, mas sim pelo técnico Caio Júnior em uma conversa com os jornalistas após o treino desta terça-feira, em General Severiano.
     "O Adaílton está chegando para realizar exames médicos e conto com o jogador para iniciar os treinos com a gente. A informação que tenho é que ele está chegando entre hoje (terça) e amanhã (quarta-feira)", disse Caio.
     Adaílton foi revelado nas categorias de base do Vitória e depois se transferiu para o Rennes, da França. Em 2007 foi contratado pelo Santos, onde conquistou o título paulista em seu primeiro ano na Vila Belmiro. Defendeu o Peixe até 2009, indo para o Sion, onde há poucas semanas ganhou a Copa da Suíça. O jogador, campeão mundial sub-20 pela Seleção Brasileira, em 2003, foi indicação de Caio Júnior.
     Com o acerto com Adaílton o Botafogo desiste da contratação do zagueiro Gustavo, que tem os direitos federativos ligados ao Lecce, da Itália, e estava negociando com o clube.

Botafogo anuncia novo patrocinador

Super Rádio Tupi



     O Botafogo anunciou nesta manhã de terça-feira seu mais novo patrocinador. A Chevron, por meio de Texaco e Havoline (marca de lubrificante automotivo que ficará estampada na camisa e em placas do Stadium Rio), estampará sua marca nas mangas do uniforme do clube. O contrato é até o fim deste ano.
     "Com muito orgulho, o Botafogo apresenta um novo patrocinador para o seu uniforme, uma nova marca no futebol, que escolheu o Botafogo para entrar no mercado. Como fazemos tradicionalmente, a grande estrela de hoje é o nosso patrocinador", afirmou o diretor-executivo do Botafogo Sérgio Landau. A Chevron se une a Guaraviton e João Fortes, os outros patrocinadores do Glorioso. E o diretora da marca comentou os motivos de escolher o Botafogo. "A nossa aposta é em virtude do que vem ocorrendo no Rio de Janeiro, como Copa do Mundo e Olímpiadas, com o Engenhão com papel tão fundamental, sendo o estádio da cidade nos próximos anos. Temos o Botafogo, o Engenhão e estamos no Rio de Janeiro. E por que o Botafogo? É uma marca centenária, de reconhecimento grande em todo o Brasil, as paredes do clube dizem sua tradição e temos confiança na gestão. A Chevron está muito entusiasmada", afirmou Antonio Ennes.

Gilberto se reapresenta e segue rotina na Toca; Cruzeiro só libera por R$5 milhões

Superesportes


     A novela Gilberto ainda deve render bons episódios durante esta semana. Isso porque o jogador se reapresentou na Toca da Raposa II, nesta terça-feira, sem grandes perspectivas de deixar o clube celeste rumo ao Botafogo. Gilberto havia dito, na última sexta-feira, que conversaria com o presidente Zezé Perrella antes de anunciar sua situação oficialmente. A reunião até hoje não ocorreu.
     Houve sim uma conversa com o diretor de futebol, Dimas Fonseca, ainda na sexta-feira, na qual o dirigente ratificou que o Cruzeiro só libera o jogador mediante compensação financeira de R$ 5 milhões. De acordo com a assessoria do clube, Gilberto não pediu liberação para se transferir para o Botafogo, apenas externou seu dilema entre a vontade de voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal, e permanecer no Cruzeiro, clube pelo qual alimenta certo carinho.
     “Ele não chegou a pedir liberação. Ele explicou para a gente aquela posição dele do problema familiar, não pediu para sair, apenas confirmou que tem uma proposta do Botafogo e queria saber a condição do Cruzeiro. Inclusive, foi o Cruzeiro que chamou o Gilberto para essa conversa”, explicou o diretor de comunicação celeste, Guilherme Mendes.
     “Não tem nada marcado com o presidente. Houve essa conversa com o Dimas na sexta-feira e foi explicado que não tem como liberá-lo, a não ser que haja uma compensação financeira do Botafogo. A multa gira em torno de R$ 5 milhões. Se o Botafogo quiser o jogador, tem que procurar o Cruzeiro para negociar”, completou Mendes.
     Na última semana, Gilberto não escondeu que profissionalmente prefere o Cruzeiro ao Botafogo, mas a possibilidade de ficar perto da família, no Rio, o fez pensar duas vezes na proposta do clube carioca.
     Enquanto o Botafogo não negocia com o Cruzeiro ou Gilberto não manifesta oficialmente que ficará em Belo Horizonte, ambas as torcidas seguem aguardando um ponto final para a novela.

Gilson e Fabrício já treinam no CT Lanna Drumond: agora só falta a apresentação

Superesportes


     O lateral-esquerdo Gilson e o meia Fabrício foram as novidades no treinamento físico do América desta terça-feira, no CT Lanna Drumond. Os jogadores realizaram exames médicos e depois seguiram para a academia, onde conheceram seus novos companheiros.
     Gilson afirmou que estava treinando no Grêmio até a última sexta-feira e, por isso, está preparado para ajudar o Coelho no Campeonato Brasileiro. No entanto, ele ainda precisa aguardar a regularização da sua documentação na CBF para poder estrear com a camisa alviverde.
     "Vinha treinando e jogando normalmente. Só não treinei neste fim de semana, mas estou ótimo. Minha expectativa é muito grande, quero ajudar o América e fico muito feliz por ser procurado pelo América e tudo ter dado certo", disse o lateral.
Thiago Carleto, Rodrigo e William Rocha serão os ‘rivais’ de Gilson pela titularidade na lateral-esquerda.
    Fabrício, por sua vez, se sentiu em casa. O jogador foi formada na base do América e reencontrou amigos como os experientes Euller e Irênio."Estou muito feliz mesmo. Reencontrar os amigos da minha época, como o Euller, o Irênio e o pessoal do administrativo", comentou.
     O novo meia americano disputará posição com Irênio, Rodriguinho, Luciano, Camilo , Netinho, Davi Ceará e Caleb. No entanto, Fabrício não está na condição física ideal, pois desde que rescindiu contrato com o Sport, não treinou mais.
     "Vinha treinando com o grupo, mas parei nos últimos 15 dias. Mas quero recuperar minha forma física o mais rápido possível para ficar à disposição".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Torcida azulina picha muro do Baenão

DOL


     Revoltada com a eliminação do Remo no Campeonato Paraense, depois da derrota para o Independente por 2 x 0 ontem (29), a torcida pichou o muro do Baenão chamando o time de “medíocre e sem vergonha”.
     Os protestos pelas férias antecipadas da equipe, que não conseguiu a vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro da série D, ganharam força na internet. Torcedores azulinos de um site de relacionamento estão organizando um protesto logo mais às 16h, em frente ao Estádio do Baenão.

Roberto Fernandes é o novo técnico do Papão

DOL


     A diretoria do Paysandu acaba de anunciar o nome de Roberto Fernandes como novo técnico do clube. Na manhã de hoje (30), pelo seu site oficial, o clube noticiou que Sergio Cosme foi demitido do time.
     Roberto Fernandes, 40, é ex-jogador do América-SP e Ferroviário. Como treinador, foi considerado o técnico revelação da primeira divisão, pelo Náutico-PE, em 2007. O técnico comandou ainda Anapolina-GO, Atlético Goianiense-GO, Atlético-PR e, por ultimo, estava no Náutico-PE.
     Roberto Fernandes possui dois títulos em sua carreira. Em 2001, foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista com o Primavera-SP. Já em 2007 foi campeão Brasiliense dirigindo o Brasiliense-DF.

Paraná Clube confirma mais um reforço

Gazeta Press


     Um novo reforço assinou contrato com o Paraná Clube para a disputa da Série B de 2011.
     O jogador já vinha treinando há três semanas com o restante do elenco e participou da intertemporada.

Confira a ficha do atleta:

Jefferson Maranhão
Nome: Jefferson Viana Correia
Posição: meia
Naturalidade: São Luís (MA)
Idade: 21 anos (10/06/1989)
Altura/peso: 1,78 m / 72 kg
Clube anterior: Ituano (SP)

Adílson lamenta derrota em casa

Gazeta Press


     O Campeonato Brasileiro está no início porém o técnico Adilson Batista com duas derrotas seguidas já sente a pressão por resultados. Na tarde deste domingo o Furacão perdeu em casa para o Grêmio
     Na coletiva de imprensa após o jogo, o técnico rubro-negro admitiu que a equipe foi apática no primeiro tempo. "O primeiro tempo foi abaixo, apático. Um dos piores que eu já dirigi. Tivemos então que enfrentar e arriscar", disse o treinador, que ficou satisfeito com o rendimento na segunda etapa.
     Questionado sobre o próximo adversário, o Palmeiras, no sábado, em São Paulo, o técnico deixou entender que jogará recuado. "O Palmeiras trabalha de uma forma diferente e o jogo é no Canindé. É possível manter, mas vamos encontrar uma formação que tenhamos equilíbrio também na marcação", finalizou.
     O Atlético é o único time que nas duas rodadas da Série A e B ainda não marcou gols.

Cleiton e Fabinho Souza deixam o Coxa e vão para a Ponte

Gazeta Press


     O Coritiba confirmou o empréstimo do zagueiro Cleiton e do lateral-direito Fabinho Souza para a Ponte Preta, pelo Gerente de Futebol Felipe Ximenes ao repórter Kako Mazanek da Transamerica FM.
     Os jogadores que foram relacionados para o jogo contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro e na manhã desta segunda-feira se despediram dos colegas.
     O zagueiro que jogou contra o Corinthians já esteve emprestado ao Botafogo-SP. Fabinho é das categorias de base e terá oportunidade para adquirir experiência com a saída dos jogadores ao Majestoso, o volante Gil deve desembarcar no Couto Pereira nos próximos dias.

Meia Ramon pode ir para o Fortaleza

Verdes Mares


     O meia Ramon pode ser o novo reforço do Fortaleza para a Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de boas passagens por clubes como Vasco e Vitória, o jogador está no Joinville (SC) e teve seu nome levantado na última sexta-feira (27), no Pici.
     Ramon está com 38 anos e teria sido oferecido ao Tricolor de Aço na última sexta. A informação foi repassada ao Diário do Nordeste Online por uma fonte da diretoria do clube. O nome de Ramon agradou a cúpula leonina e seria o substituto para o meia Adriano Pimenta, caso o jogador deixe o Fortaleza.
     O salário de Ramon no Joinville oscilaria em torno de R$ 40 mil. É praticamente o mesmo valor pago ao meia Luciano Henrique, de R$ 36 mil e mais R$ 2 mil de aluguel, já em fase de rescisão contratual.

Adriano Pimenta

     Uma reunião da diretoria tricolor está programada para esta segunda-feira (30), às 16 horas, no Pici. Deve ser avaliada a situação de Adriano Pimenta e a possível contratação de Ramon.
     Natural de Contagem (MG), com 1,70 metro, Ramon Menezes Hubner começou a carreira no Cruzeiro e teve passagens pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha. De 1996 a 2000 ele teve destaque no Vasco - campeão da Taça Libertadores e vice-campeão do Mundial Interclubes. Também passou pelo Japão e pelo Qatar.

Artur Neto cobra reforços após a derrota para o Náutico

Serra Dourada Esportes


     Após a derrota do Goiás por 1 a 0 para o Náutico, no Estádio dos Aflitos, o técnico Esmeraldino Artur Neto continua falando em reforçar o time.
     Neto já pensa na partida da próxima terça-feira, contra o ASA, no Serra Dourada, em que o Goiás não poderá contar com alguns jogadores de meio campo, como Carlos Alberto, Zé Antônio e Robert.
     - O grupo é pequeno, precisa ser reforçado para ter um leque maior de opções. No meio campo, vamos ter problemas para a próxima partida - disse ele, após a partida deste sábado.
     Para o comandante do Verdão, a equipe precisa de jogadores experientes e de qualidade.
     - A diretoria sabe que precisamos de reforços urgentes. Há necessidade de jogadores com mais peso, mais experientes, para dar uma sustentação a esses mais novos - cobra Neto.

Mais quatro reforços para o elenco do Tigre

Futebol SC


     O Criciúma apresentou nesta segunda-feira mais quatro reforços para o elenco tricolor. O zagueiro Anderson Conceição, o lateral-direito Thoni, o volante Diogo Kachuba e o meia-atacante Aloísio assinam contrato com o Tigre até novembro. 
     O zagueiro chegou na semana passada e se depender dele vai lutar para conquistar a titularidade.      
     “Vamos trabalhar, buscar o espaço, sempre respeitando os companheiros”, explica. O atleta jogará pela primeira vez no sul do estado. “O futebol do Rio de Janeiro é mais cadenciado. Já no sul é de pegada”, avisa.
     Thoni, que enfrentou o Tigre pela final do Catarinense, veste a camisa do time vice-campeão Catarinense. “O Criciúma é uma equipe grande, qualificada que vai buscar o acesso”, afirma. Entretanto, não foi fácil conseguir a liberação da Chapecoense. “Tive que deixar de receber meu último salário e a premiação”, ressalta.
     O volante Diogo Kachuba, se o técnico Edson Gaúcho precisar, ele poderá jogar domingo. “Estou em plena forma física, se o treinador precisar”, diz. Já o meia-atacante Aloísio quer ser titular do time, mas acredita que não irá ser fácil. “Eu posso ser titular, entretanto não depende de mim”, fala.
     O lateral-direito Thoni Jarbas Santos de Amorim tem 1,65m de altura e passou por Caxias-RS, Veranópolis-RS, Glória-RS, Joinville, Atlético de Ibirama, Paraná, Londrina-PR, America-RN e, atualmente, está na Chapecoense
     Aloísio Pereira Magnago, o Aloísio, 25 anos, e tem 1,79 metros de altura. Já passou por Vilavelhense-ES, Serra-ES, Desportiva Ferroviária-ES, Americano-RJ, América-RN, São Caetano e Santo André.
      O volante Diogo Kachuba tem 1,85m de altura, joga como volante e tem um histórico pequeno. Atualmente, estava no Santacruzense, time da terceira divisão do Paulista.
      Anderson Conceição Benedito, o Anderson, 21 anos, tem 1,88 metros de altura. Já atuou pela base do Vasco e Santos. Passou por Mogi Mirim-SP e Resende-RJ.



Silas: ‘Se eu sentir que estou atrapalhando peço para sair’

Futebol SC


     Após ser eliminado da Copa do Brasil, perder as duas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro e amargar a lanterna da competição, o técnico Silas diz que pede para sair do clube no dia que achar que está atrapalhando, mas que no momento segue acreditando no trabalho e na sua convicção.
     “Tenho que ter convicção no que estamos fazendo, no trabalho, mas se eu sentir que estou atrapalhando eu mesmo peço para sair, não tem problema nenhum”, enfatizou Silas.
     O treinador avaiano ainda disse que entende as reclamações do torcedor, mas lembra que enquanto o time estava na semifinal da Copa do Brasil os jogadores e o treinador eram considerados bons profissionais.
     “Eu entendo o torcedor. Mas tem uma máxima que é antiga e vale, ‘se você fizer tudo o que o torcedor quer daqui a pouco você vai estar entre eles’. Uma semana atrás os jogadores eram bons e o treinador era bom e agora ninguém mais vale nada?”, questionou o técnico do Avaí.
Silas comentou ainda que os jogadores estão tentando fazer o melhor, e que quando o resultado positivo não aparece ficam tão tristes quanto o torcedor. Para o treinador o apoio da torcida é fundamental para a recuperação do time no campeonato.
     “O torcedor está triste assim como a gente. É difícil o jogador trabalhar sem o apoio do torcedor, e esses meninos estão tentando acertar. Então é trabalho, é calma e é paciência”, disse Silas.

Marquinhos acerta com o Grêmio

Futebol SC


     O meia Marquinhos se despediu da torcida do Avaí na derrota para o Atlético-MG, neste sábado, na Ressacada. Sob vaias, ele fez seu último jogo com a camisa do Leão antes de assinar com o Grêmio, que apresentou uma proposta considerada “irrecusável” para o jogador, para o Avaí e para o empresário Luiz Alberto, que agencia a carreira de Marquinhos. FutebolSC.com
     O capitão avaiano estava emprestado ao Leão pelo Santos, que se envolveu na negociação ao adquirir o atacante Borges, do Grêmio. Marquinhos vai para o Olímpico como “moeda de troca” – ele era uma exigência da diretoria gaúcha para liberar Borges para o Santos.
     O interesse do Grêmio em Marquinhos começou em meio à semifinal da Copa do Brasil, entre Avaí e Vasco. Em um primeiro momento, Marquinhos disse que só sairia do Avaí se o presidente João Nilson Zunino ou a torcida avaiana não o quisessem mais. A eliminação na Copa do Brasil e as vaias no jogo contra o Atlético-MG foram a gota d’água para o fim do “namoro” entre o meia e a torcida.
     No início do ano, Marquinhos foi contratado junto ao Santos e chegou à Ressacada de helicóptero, recepcionado como um ídolo pelos avaianos. Ele nunca escondeu que era torcedor do Leão. Inclusive, no último jogo do Campeonato Brasileiro de 2010, entre Avaí e Santos, que valia a permanência do Leão na Série A, Marquinhos, na época jogador do Peixe, chorou emocionado com a vitória avaiana.
     O jogador deve ser apresentado no Olímpico nesta terça-feira. O Grêmio será o décimo clube na carreira de Marquinhos, que está com 29 anos e já defendeu Avaí, Bayer Leverkusen (Alemanha), Flamengo, Paraná, São Paulo, Coritiba, Santa Cruz-PE, Atlético-MG e Santos.

Fifa autoriza CBF a antecipar janela de transferências do Exterior

Gazeta Press

     A Fifa autorizou a CBF a antecipar a janela de transferências de jogadores contratados do Exterior, segundo o globoesporte.com. Com isso, a estreia de reforços vindos de outros países no Campeonato Brasileiro poderá acontecer antes de agosto, antiga data de abertura da janela. A nova data, no entanto, ainda não foi acertada, mas possivelmente será 15 de junho, conforme antecipado por Zero Hora e clicEsportes em 24 de maio.

Missão Paredes: assessor do Grêmio aguarda sinal do Colo-Colo para viajar

Zero Hora


     Ao contrário da negociação de Miralles, a vinda de Esteban Paredes para o Grêmio promete capítulos mais extensos. O assessor de futebol José Simões ainda não viajou ao Chile, como havia informado um jornal local. O dirigente aguarda um sinal do Colo-Colo e do Santiago Morning, clubes detentores dos direitos do atleta, para rumar à capital chilena.
     O negócio não tem previsão de desfecho, mas Simões espera se reunir com os clubes chilenos até o fim desta semana. Mesmo tratando a negociação como "complexa", composta por quatro interessados, o assessor acredita em um final feliz para o Grêmio. Ele se apoia sobretudo no desejo de Paredes de atuar no Tricolor. Eliminado no Torneio Apertura, o Colo-Colo usa o início da semana para fazer reavaliações no elenco.
     — Minha expectativa é ir essa semana ao Chile. Só dependo do ok do Colo-Colo, estou com a mala pronta — conta José Simões ao clicEsportes. — Dependo da agenda dos dois clubes para haver uma reunião única. Não adianta ir lá para perder tempo. Já temos um representante nosso no país.
     Ciente da idolatria da torcida por Paredes, Simões considera natural os entraves do Colo-Colo em liberar o atleta. Confia, no entanto, no interesse do Santiago Morning em negociá-lo. Mais modesto que o Colo-Colo, o Santiago detém 60% dos direitos do jogador. Paredes custa US$ 2 milhões, ou R$ 3,2 milhões.
     — O outro clube (Santiago Morning) quer fazer negócio — acredita o dirigente gremista.
     Paredes começou no Cobreloa em 2001. Rodou por Pachuca, LDU e Newell's Old Boys antes de fazer sucesso no Colo-Colo, a partir de 2009. Desde então, marcou 35 gols pelo clube. No empate do último domingo contra a Universidad Católica, foi eleito pelos jornalistas locais como a melhor figura do Colo-Colo em campo. Está na pré-convocação da seleção chilena para a Copa América.

Miralles a caminho

     Com lesão muscular, Miralles não atuou no último domingo no Chile. Como as primeiras informações são de um problema de menor gravidade, ele deverá desembarcar até quarta-feira, beneficiado pela eliminação do Colo-Colo nas quartas de final do Apertura. Na última semana, o argentino já havia antecipado que a negociação com Paredes não seria tão fácil:
     — A situação do Paredes é um pouco mais complicada. O passe dele não pertence 100% ao Colo Colo. Mas eu gostaria de jogar com ele no Grêmio — disse Miralles.

Empresário nega proposta do Chelsea e garante Neymar no Santos

Gazeta Press

     Destaque do Santos na Copa Libertadores da América deste ano, o Neymar vem tendo novamente o seu nome comentado nos bastidores do futebol europeu. Recentemente, a imprensa britânica revelou o que seria uma nova investida do Chelsea (Inglaterra) pela sua contratação, o que foi prontamente negado pelo empresário da Joia santista, Wagner Ribeiro.
     "Ele não vai e não quer sair do Santos. Ele está feliz, focado na Libertadores e quer disputar o Mundial pelo clube. Isso é tudo especulação dos ingleses, é um absurdo. O Santos recusou em agosto proposta de 35 milhões de euros. Como é que agora o (o dono dos Blues) Roman Abramovich, vai oferecer 26 milhões de euros?", disse Ribeiro, em entrevista ao jornal Marca Brasil.
     Ironizando as especulações dos jornais ingleses, o empresário de Neymar garantiu que a única forma de o atacante deixar a Vila Belmiro é mediante o pagamento da multa rescisória. E, mesmo assim, tanto o Peixe quanto o próprio Neymar teriam que concordar com a negociação.
     "Para isso, tem que pagar os 45 milhões de euros. E mesmo assim o Santos tem que querer vendê-lo. E hoje o Santos não quer", concluiu Wagner Ribeiro.
     Atualmente, o camisa 11 alvinegro tem vínculo até 2015 com o clube e, além da multa rescisória avaliada em 45 milhões de euros, Neymar recebe R$ 500 mil mensais. A Joia ganhou dois títulos paulistas (2010 e 2011), além da Copa do Brasil do ano passado pelo Santos.

Scolari elogia Al Jazira, mas mantém prioridade no futebol brasileiro

Gazeta Press


     Profundo conhecedor do futebol internacional, Luiz Felipe Scolari acumula experiências no mundo árabe como atleta e treinador. Nesta sexta-feira (27/5, o treinador se mostrou lisonjeado por ser cogitado para defender o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, no lugar do compatriota Abel Braga, porém mantém o foco em seu trabalho no Palmeiras.
     A informação do interesse da equipe árabe partiu do portal Sport360º, de Londres. "Olha, pode ser verdade o interesse deles, apesar de eu não ter conhecimento. Em princípio, minha volta ao Brasil é definitiva", explicou o comandante, que também falou sobre a chance de receber uma oferta irrecusável.
     "Não penso em sair do Brasil, mas não posso dizer tudo o que vai acontecer no futuro. Inicialmente, os meus projetos não mudam em nada", emendou.
     Felipão revela que já esteve na cidade de Abu Dhabi, sede do Al Jazira, e ficou impressionado com a beleza da cidade. Sobre o clube dos Emirados Árabes Unidos, as informações também são positivas.
     "O time foi campeão recentemente, tem uma ótima estrutura, três estrangeiros no elenco", apontou o treinador, demonstrando um impressionante conhecimento sobre a agremiação.

Felipão confirma interesse em destaques do mercado sul-americano

Gazeta Press

     Preocupado com o vazamento de informações, Luiz Felipe Scolari evita citar nomes de atletas que interessam ao Palmeiras até em conversas internas. Mas é impossível esconder totalmente a origem dos futuros reforços. Nesta sexta-feira, o comandante deixou escapar que o mercado sul-americano é uma opção mais viável neste momento do que repatriar brasileiros que atuam na Europa.
     "Está difícil trazer jogadores brasileiros que estão fora, são atletas que recebem um valor muito alto, prefiro pensar nos que atuam na América do Sul", reconheceu o treinador, em entrevista concedida antes do treino na Academia de Futebol. "A qualidade de sul-americanos é grande, principalmente da parte de argentinos, uruguaios e paraguaios. O próprio Palmeiras já teve excelentes atletas", emendou.
     Dois nomes que se destacam na Copa Libertadores da América surgem como os favoritos para chegar ao setor ofensivo do Verdão. Alejandro Martinuccio, do Peñarol, é o mais próximo e pode ser confirmado nas próximas horas, já que representantes alviverdes seguiram para Montevidéu.
     Outro alvo de observação é Jonathan Fabbro, que recentemente enfrentou o Santos no estádio do Pacaembu com a camisa do Cerro Porteño, do Paraguai. Preocupado com a concorrência, Felipão rechaça, contudo, falar especificamente sobre os dois atletas.
     "Há vários jogadores bons na Libertadores deste ano, mas não falo de nenhum nome. Se eu falar que vi o Zeca, o time da esquina vai até lá e compra. Algumas equipes acreditam mais em mim do que nos próprios treinadores", lastimou o pentacampeão mundial.

Tite mostra desconforto para falar sobre vida particular de Adriano

Gazeta Press


     Tite consultou a assessoria de imprensa do Corinthians para discutir a melhor maneira de se posicionar em relação à vida particular do atacante Adriano, que foi visto em uma badalada casa noturna da Zona Sul de São Paulo na madrugada de quarta-feira. Quando deparou com o assunto nesta sexta-feira (27/5), no entanto, o técnico não conseguiu ser seguro em seu discurso.
     "Eu não tenho conhecimento... Conversei sobre a possibilidade de essa pergunta surgir, mas o Adriano tem condições de se manifestar sobre isso", desconversou Tite, dando a entender que ser disciplinarmente rigoroso ou não com o atacante não é de sua alçada. "Cada um tem a sua autonomia e responsabilidade. Sei da grandeza do Corinthians e do posto que ocupo. Não sou técnico do Corinthians. Estou técnico do Corinthians."
      De fato, Adriano ainda não ficou sob os cuidados de Tite. O atacante se recupera de cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo e trabalha com os médicos e fisioterapeutas do Corinthians no CT Joaquim Grava. "Adriano é da área do departamento médico, em uma fase importante de recuperação. A autonomia é deles. Quando chegar a mim, virá a responsabilidade", afirmou o treinador.
     Adriano tem recuperação prevista para setembro. Por enquanto, Tite conta com Liedson, Willian, Jorge Henrique e Edno para compor o ataque do Corinthians. O recém-contratado Emerson precisa readquirir condicionamento físico para poder estrear.

Em boa fase no Vasco, Ricardo Gomes garante que não tem acerto com Bordeaux

Super Rádio Tupi


     O Vasco não vinha fazendo uma boa campanha do Estadual, nem sequer chegou a semifinal da Taça Guanabara, o que resultou na demissão de PC Gusmão. E com a chegada de Ricardo Gomes, a equipe mudou, voltou a vencer e ser o time que os torcedores estavam acostumados a ver.
     Em pouco tempo, o treinador conseguiu armar a equipe e chegar em duas finais. A primeira sem muito sucesso, onde perdeu para o maior rival, o Flamengo, na decisão da Taça Rio. Agora, Ricardo Gomes tem pela frente a Copa do Brasil, título inédito para o Vasco. E com muito mais importância do que o Estadual, já que o campeão garante vaga na Libertadores de 2012.
     A chance também do técnico apagar sua passagem ruim pelo São Paulo. Porém, parece que está parte o comandante já conseguiu. Tanto que a boa fase rendeu para Ricardo Gomes um convite para voltar a dirigir o Bordeaux, da França. Mas o treinador garante que continua no Vasco.
     “Eu já conheço muito bem o clube, conheço o presidente, sei exatamente quais são as intenções do clube. Mas hoje minha cabeça está voltada totalmente para o Vasco. Se fosse uma coisa nova, mas eu sei exatamente a posição do clube. Eu tive uma conversa com o presidente, isso desde janeiro vem sendo cogitado. Mas garanto que minha cabeça está voltada para o Vasco, Copa do Brasil e para o Brasileiro. Eu deixei as portas abertas lá, mas minha cabeça está aqui”, afirmou Ricardo.

Patricia Amorim explica demora no fechamento do patrocinio principal

Super Rádio Tupi


     Um dos assuntos que tem tomado conta do Flamengo desde a chegada do craque Ronaldinho Gaúcho é o novo patrocinador principal do clube. Depois de acreditar que fecharia rapidamente com o novo parceiro, o clube encontrou dificuldades no mercado para chegar ao valor que pede e com isso, o clube parte para uma investida diferente no mercado.
     Tradicionalmente o clube teria apenas o patrocinador principal que fica estampado no peito da camisa, mas como a pedida pelo clube não encontrou eco no mercado, o Flamengo agora estuda um pedido menor no valor do patrocinador principal e agora negocia também um patrocínio para a barra da camisa. A presidente do clube, Patrícia Amorim, explicou que existe ainda, uma preocupação estética para poder fechar o patrocínio.
     “A gente queria ter um só, mas como não chegamos ao valor que a gente queria, a gente está fazendo um valor menor e vai abrir a discussão no clube para colocar outro. Mas tem que ser com cuidado porque o manto sagrado é diferente de outros lugares, eu até posso ter muitos milhões, mas eu tenho que ver se as pessoas gostam, se está dentro dos padrões e hoje, estabelecemos um padrão que algumas coisas que já botamos não voltariam, como o azul da Batavo, preocupação de tamanho para não ficar muito grande...”, disse a presidente que ainda explicou que o Flamengo não vai deixar de ganhar com divisão e acredita que a arrecadação poderá ficar ainda maior.
     “O que acontece é que a gente pede um valor mais alto, mas o mercado não chega ao que a gente quer, então, o que a gente vai fazer é diminuir o valor que a gente imaginava para liberar a barra e também estamos tentando incluir algumas coisas de incentivo fiscal para as categorias de base e aí, aumenta um pouco o valor. Com esses da barra, somado ao principal, vai dar mais do que a gente imaginava.”
     O Flamengo negocia com uma empresa de carros da Coréia do Sul para ser o patrocinador principal e uma empresa americana para a barra da camisa.
     Nesta segunda-feira a noite o Conselho Deliberativo vai votar o contrato de direito de transmissão com a Rede Globo, com a aprovação do acordo que vai até 2015, a presidente acredita que o clube terá dias melhores.

Diretoria anuncia três dispensas

Diário de Pernambuco


     O sábado foi de dispensas no Arruda. A reformulação do elenco coral continua sendo feita para a Série D do Campeonato Brasileiro. Os tricolores, no entanto, estão divulgando mais saídas do que refoços. Desta vez, o clube oficializou o desligamento de mais quatro atletas: o meia Diego Biro, o volante Marcus Vinícius, o atacante Laécio e o zagueiro Thiago Pereira.
     De acordo com a assessoria de imprensa tricolor, os três últimos forqam por conta do custo-benefício. Já a causa da saída de Diego Biro não foi revelada, mas entende-se que deve seguir essa mesma filosofia.

Segue a nota enviada pelo Santa Cruz:

"O gerente de futebol, Ataíde Macedo, informou na manhã deste sábado, que o zagueiro Thiago Pereira, o volante Marcus Vinícius e o atacante Laécio, já foram procurados e informados de que não continuarão no Santa Cruz para a Série D 2011. Segundo Ataíde, "a relação custo-benefício foi a razão da não continuidade desses atletas para o restante da atual temporada."


1. Gilberto (negociado)
2. André Zuba
3. Landú
4. Marquinhos
5. Rodrigo Grahl
6. Thiago Pereira
7. Marcus Vinícius
8. Laécio.
9. Diego Biro
Até agora, essa é relação de jogadores que saíram do clube coral:

Santa Cruz contrata o atacante Kiros do Porto

Diário de Pernambuco


     O Santa Cruz finalmente anunciou a contratação de um atacante para a Série D do Campeonato Brasileiro. O nome do atleta em questão é o de Kiros. O jogador atuou nesta temporada pelo Porto de Caruraru e foi um dos destaques da equipe no Campeonato Pernambucano.
     Vale lembrar que a diretoria tricolor não renovou com Laécio, Landu e Rodrigo Grahl. Para completar a lista de "desfalques" no setor ofensivo, inclui-se Gilberto, que foi negociado e atualemtne é um jogador do Internacional/RS.
     A apresentação de Kiros está marcada para o dia 7 de junho, a mesma data marcada para a reapresentação de todo o elenco. O atacante se destaca pela sua estatura (1,95) e é natural de Orocó/PE. Segue abaixo um pouco mais sobre o novo jogador tricolor:

Nome: Kiros
Nome completo: Kiros Stanlley Soares Ferraz
Data de nascimento: 21/08/1988
Idade: 22 anos
Naturalidade: Orocó/PE
Altura: 1,95 m
Peso: 86 kg
Posição: Atacante

Falta de passaporte europeu pode esfriar interesse da Fiorentina por Henrique

Superesportes


     O volante Henrique, do Cruzeiro, é uma das pretensões da Fiorentina da Itália para a próxima temporada. No entanto, em sua estada ao Brasil, nos últimos dias, o diretor esportivo do clube, Pantaleo Corvino, tomou conhecimento que o jogador da Seleção Brasileira não teria facilidades para obter uma cidadania europeia, diferentemente do lateral-direito Jonathan, outro alvo.
     A informação é do jornal La Nazione, de Florença.
     Esse empecilho pode esfriar o interesse do clube por Henrique. O Cruzeiro detém apenas 20% dos direitos do volante. O percentual restante pertence a um empresário mineiro.
     Por sua vez, Jonathan não ocuparia vaga de estrangeiro na Fiorentina, uma vez que obteve a cidadania italiana em abril. O jogador tirou proveito da ascendência européia de sua esposa para conseguir o documento. O Cruzeiro ainda detém 50% dos direitos do lateral.

Pedro Ken assina com o Avaí

Superesportes


     Afastado pela diretoria e pelo técnico Cuca no último dia 18, por deficiência técnica, o volante Pedro Ken será emprestado pelo Cruzeiro ao Avaí até o final da temporada, sem custos.
     O jogador estava treinando à parte na Toca da Raposa II, assim como o zagueiro Edcarlos e os atacantes André Dias, Farías e Reis.
     O acordo de empréstimo foi anunciado pelo empresário do jogador, Marcos Malaquias, pelo microblog Twitter. “Estamos quase fechando o empréstimo do "Pedro Ken" p o AVAI... Esta faltando alguns detalhes! Fica ate final do ano no clube catarinense!”.
     O volante revelado pelo Coritiba chegou ao Cruzeiro pelas mãos da Traffic e do Banco BMG, depois de um começo de carreira promissor no Paraná, ao lado de Keirrison, mas não correspondeu ao investimento de quase R$ 3 milhões feito pelas empresas.
     Chances não faltaram em Minas. No ano passado, Pedro Ken disputou 28 partidas, 12 como titular, e marcou três gols. Este ano, com a disputa bem mais acirrada no meio-campo, ele perdeu espaço com o técnico Cuca, tanto que só jogou o amistoso contra o Uberlândia e quatro jogos no Estadual. Em 2011, ele marcou um gol, sobre o América-TO, pela semifinal, e deu uma assistência.
     O contrato com o Cruzeiro vai até 31 de dezembro de 2014.

Mauro Fernandes lamenta derrota e critica pênalti de Thiago Carleto em Leandro

Superesportes



     Mauro Fernandes lamentou a derrota para o Vasco, por 3 a 0, neste domingo, em São Januário, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador do Coelho ressaltou que a equipe teve diversas chances de marcar, mas acabou sofrendo com os contra-ataques do adversário. Bernardo, Enrico e Élton fizeram os gols do Gigante da Colina.
     “Nós tivemos diversas oportunidades para vencer a partida. Talvez a gente não vai encontrar em todo o campeonato um jogo como o de hoje. Criamos varias oportunidades e não fizemos o gol”, ponderou o técnico.
     O primeiro tento do Vasco, marcado pelo ex-cruzeirense Bernardo, surgiu depois de um carrinho infantil do lateral-esquerdo Thiago Carleto no atacante Leandro, dentro da área. Mauro criticou a atitude do jogador americano e ainda disse que sempre orientou seu grupo sobre esses lances decisivos.
     “No contra-ataque acabamos sofrendo o gol numa infantilidade muito grande. Eu digo sempre: dentro da área não se dá carrinho em ninguém. O centroavante quando recebe um toque, dentro da área, sempre está sujeito a receber penalidade”, analisou.
     Na busca pelo empate, Mauro Fernandes trocou o volante Amaral pelo meia-atacante Luciano. Mesmo com três homens de frente, auxiliados por Rodriguinho, na armação, o Coelho continuou sem marcar e levou o segundo gol, mais uma vez, em contra-ataque.
     ”O gol de empate era nossa primeira opção e em outro contra-ataque sofremos o segundo gol. Lutamos e insistimos. Colocamos três atacantes. No final, fomos castigados com o último gol, que nos deixa uma derrota por 3 a 0 com gostinho amargo”.

Consistência do time anima o presidente Alexandre Kalil

Superesportes


     A segunda vitória do Atlético no Campeonato Brasileiro teve um ingrediente a mais. O time saiu perdendo, mas não se abateu e aplicou 3 a 1 no Avaí, em Florianópolis.
     A reação da equipe foi destacada pelo presidente Alexandre Kalil: “O que anima é que o time é consistente. Tomamos 1 a 0, eu estava estranhamente tranquilo, porque nós tomamos 1 a 0, mas nosso time era melhor e tínhamos perdido muitos gols”, disse o dirigente, em entrevista à Rádio Itatiaia.
     Kalil aproveitou para convocar a torcida para a partida da terceira rodada, dia 8, contra o São Paulo, na Arena do Jacaré:
     “Está muito cedo para tudo. Vamos lotar a Arena contra o São Paulo e a torcida empurrar o Atlético. Vamos devagar. Não somos o Real Madrid, nem o Barcelona, nem o pior time do mundo.”

domingo, 29 de maio de 2011

Zezé Perrella (PDT) tem patrimônio invejável que o TRE desconhece

Hoje em Dia


     É uma fazenda muito grande. Tem terra e boi, daqueles...nelore, pra todo lado. Para entrar na granja de porcos tem que usar máscara e roupa especial. A casa fica no fim de uma rua de pedra. E sabe, ele é bom para os funcionários. A única coisa ruim são as estradas. Ele mesmo só vem de avião”. Este foi o relato de uma senhora que já trabalhou na fazenda do “rei do campo” e dá uma pequena dimensão de uma das propriedades rurais mais completas do Estado. Todo morador de Morada Nova de Minas, a 300 Km de Belo Horizonte, sabe na ponta da língua de quem é a Fazenda Guará: Zezé Perrella (PDT). O cartola dos gramados de futebol também é rei das pastagens. Mas os eleitores não sabem que o ex-deputado e primeiro suplente de senador guarda tamanha riqueza.
    A propriedade está avaliada em cerca de R$ 60 milhões, segundo corretores ouvidos pelo Hoje em Dia na região. “Aqui, nenhuma fazenda de mil hectares sai por menos de R$ 10 milhões. Recentemente, foi vendida uma, até barata, por este preço. A do Perrella vale uns R$ 60 milhões, sem dúvida. Ela tem quase 2 mil hectares”, afirmou o corretor Alisson de Faria Braga, sem saber que a informação era para uma reportagem sobre o patrimônio de Perrella.
    As terras do presidente do Cruzeiro se perdem no horizonte aos olhos de quem passa pelo local. Os registros oficiais obtidos pelo Hoje em Dia são discrepantes. No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), uma única propriedade de nome Guará está registrada em Minas Gerais. Tem área de 1.262 hectares. Porém, uma escritura da mesma, emitida pelo cartório de Morada Nova de Minas, aponta área de 480 hectares.
    Segundo Alisson Braga, o preço de venda do hectare que informou refere-se a terra nua na beira do Rio São Francisco, sem equipamentos. Já o corretor Alan Israel Costa, da JA Imobiliária, em Patos de Minas, uma das imobiliárias de maior prestígio na região, onde o agronegócio é forte, informou que a localização da Fazenda Guará é uma das mais valorizadas do Estado. “São terras vermelhas, férteis, e que têm água”, disse.
    Pensando tratar-se de uma reportagem sobre a valorização imobiliária da região, Costa disse que o preço médio do hectare a região da Guará é de R$ 3.500, mas pode ser maior devido à falta de oferta de fazendas para venda. “Lá (em Morada Nova de Minas) tem fazendas boas. O preço é de R$ 3.500 o hectare, em média, para terras sem benfeitorias”, informou.
Costa disse que está vendendo uma fazenda de 9 mil hectares por R$ 130 milhões. Possui cinco pivôs centrais e está localizada em uma região de terras piores do que a do presidente do Cruzeiro. A fazenda de Perrella é equipada com sete pivôs centrais de irrigação. Segundo o corretor, somente as terras de Perrella, sem benfeitorias, valeriam R$ 7 milhões. Sites especializados na venda de fazendas apresentam opções de compra de terrenos na região da Guará que se aproximam desse valor. O próprio presidente do Cruzeiro admitiu ao Hoje em Dia que a fazenda de Morada Nova de Minas, considerando os equipamentos e benfeitorias, vale mais de R$ 60 milhões.
    A Fazenda Guará é banhada pelas águas da represa de Três Marias, no Rio São Francisco. Produz de grãos, aves, suínos e gado. A granja é climatizada. “Perrella tem 1,3 mil matrizes (fêmeas reprodutoras)”, disse um funcionário. Uma porca gera em média 8 filhotes a cada gestação. Por dia, saem quatro caminhões da fazenda carregados de suínos para o abate. Parte da carne é exportada.
    As pastagens para o gado, na maioria da raça nelore, estão na margem do São Francisco. Quem está do lado de fora da propriedade pode avistar centenas de animais da raça espalhados. O curral é informatizado. “Ele (Perrella) costuma participar de leilões”, contou um profissional da área.
    Diariamente, saem da Guará caminhões carregados de arroz, trigo, feijão, milho e soja. Num intervalo de aproximadamente de três horas, o Hoje em Dia flagrou quatro caminhões sendo carregados e despachados da fazenda. Grandes silos compõem a paisagem opulenta da propriedade.
    Apesar de vizinhos da fazenda e outros moradores do município assegurarem que a Guará pertence ao presidente do Cruzeiro, o imóvel não consta da declaração de bens do deputado entregue à Justiça Eleitoral em 2010, quando se apresentou como primeiro suplente do senador eleito Itamar Franco (PPS). Ao contrário, a julgar pelo documento, Perrella nem mesmo pode ser considerado rico. Depois de dois mandatos parlamentares, um como deputado federal e outro como estadual, e de dez anos na direção do Cruzeiro, ele informa ter um patrimônio de apenas R$ 490 mil.
    Oficialmente, a Guará é de propriedade da Limeira Agropecuária e Participações Ltda. Segundo a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, 95% das cotas da empresa são divididas entre os filhos de Perrella: a estudante Carolina Perrella Amaral Costa, de 25 anos de idade, e o deputado estadual Gustavo Henrique Perrella Amaral Costa (PDT), de 27 anos. Um sobrinho do presidente do Cruzeiro, André Almeida Costa, de 29 anos, detém os restantes 5% das cotas da Limeira e figura no documento como administrador da Fazenda Guará.

Fazenda lucra com gado e grãos

     A constituição da Limeira Agropecuária criou uma situação curiosa. Oficialmente, o jovem Gustavo Perrella é um milionário, enquanto o pai, empresário há 40 anos, tem patrimônio compatível com o de um brasileiro da classe média.
Graças ao prestígio de Zezé Perrella, Gustavo foi eleito deputado estadual no ano passado. Na declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral, Gustavo tinha patrimônio de R$ 1,9 milhão. Deste total, segundo o documento, R$ 900 mil se referiam às quotas da Limeira.
    Gustavo indicou na mesma declaração que uma parcela, no valor de R$ 250 mil, do patrimônio total era procedente de doação do pai, em dinheiro. Os demais bens listados são um carro, um apartamento, quotas de outras duas empresas e saldo em caderneta de poupança.
    Carolina ‘Perrella’ parece detentora de um grande tino empresarial. Em 2009, na última alteração contratual da Limeira registrada na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), as cotas da jovem estudante na empresa, equivalentes a 47,5% do total, valiam R$ 855 mil. Os valores eram os mesmos atribuídos ao irmão Gustavo. Mas, a julgar pelas avaliações informais atualizadas da Fazenda Guará, o patrimônio real de Carolina pode chegar a quase R$ 30 milhões.
     Isso porque, embora dona de fazendas avaliadas em dezenas de milhões de reais, a Limeira valia em 2009, segundo o contrato social, apenas cerca de R$ 1,8 milhão. Mas, além das avaliações de corretores, é certo que a fazenda tem gerado lucros com a criação de gado, porcos, aves e com a produção de grãos. Pela declaração de bens à Justiça Eleitoral de 2010 de Gustavo Perrella, houve variação patrimonial positiva de R$ 55 mil em relação ao valor das cotas indicado na alteração contratual registrada na Jucemg em 2009.
     Segundo o contrato social, as atividades da Limeira são cria, recria e comercialização de bovinos, suínos, aves e peixes; a produção, beneficiamento, reembalagem e comercialização de grãos e sementes; extração e comercialização de leite e derivados; produção e comercialização de madeira; industrialização e comercialização, no mercado interno e externo, de produtos agropecuários.

Abrigo para descansar

    Para quem tem uma rotina intensa, a Fazenda Guará é um ótimo local de descanso. O ex-deputado estadual Zezé Perrella que o diga. É lá que ele gosta de passar os finais de semana. Em meados de janeiro, por exemplo, o Hoje em Dia entrou em contato com o motorista do ex-deputado. Conhecido como Dadá, ele informou que o patrão (Zezé Perrella) estava na Guará, descansando.
    “Ele não pode falar porque está na fazenda dele”, afirmou Dadá. Na ocasião, Perrella estava sendo procurado para falar sobre a acusação feita pelo empresário Antônio César Pires de Miranda Júnior de que o presidente do Cruzeiro teria feito acerto prévio com um terceiro empresário para vencer licitação do Governo estadual.
     Frequentemente, Perrella é visto na companhia de amigos e de parceiros de negócios na Fazenda Guará. Um desses visitantes é Ildeu da Cunha Pereira, superintendente do Cruzeiro. Ildeu foi preso pela Polícia Federal em 2008, junto com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser o operador do esquema conhecido como mensalão.
    Moradores da região e funcionários disseram que Perrella invariavelmente aterrissa de avião ou de helicóptero na pista particular da fazenda de Morada Nova de Minas, a poucos metros da casa sede.  Parentes do deputado, originários de São Gonçalo do Pará, cidade natal de Perrella, também costumam visitar a propriedade. Mas, segundo amigos da família, eles ficam acampados pela fazenda. “Ele (Perrella) quer cortar isso porque o lugar fica uma bagunça”, disse um outro visitante da Guará.
     A casa usada por Perrella na Guará não segue os padrões de grandeza das pastagens e dos equipamentos agrícolas. É aconchegante, mas discreta. Tem duas suítes, mais três quartos, piscina e área de lazer. A decoração é rústica. Uma grande varanda rodeia a edificação. Árvores estrategicamente plantadas garantem privacidade aos donos e frequentadores. Nas proximidades, habitações para funcionários e uma casa para hóspedes.

Transação tem cifras discrepantes

     Mesmo sendo avaliada por corretores da região em pelo menos R$ 60 milhões, a Fazenda Guará foi vendida, oficialmente, à Limeira Agropecuária por R$ 360 mil. A escritura da propriedade, registrada no cartório de imóveis de Morada Nova de Minas, dá conta de que ela tem 480 hectares e foi negociada no dia 9 de novembro de 2009.
    O vendedor foi Waldemar Alves de Moura, um pequeno fazendeiro de Biquinhas, município vizinho a Morada Nova de Minas. Procurado pelo Hoje em Dia, Waldemar negou a venda da fazenda. “Não vendi nada para ele não”, disse. Ao ser informado que na escritura da fazenda constava a venda com o número do CPF dele, mudou a versão. Confirmou que vendeu “uma pequena propriedade” a Zezé Perrella. “Vendi para ele uma fazenda em Biquinhas. Mas não era nem uma fazenda, era um pedaço de terra”, disse, confirmando o negócio com o deputado, não com os filhos, e o valor de R$ 360 mil da negociação.
     “Mas aquela fazenda lá não é a Guará. Ela chama Néris e é muito menor”, afirmou. Néris era o nome da Guará antes da venda. “Terras na Fazenda Néris, município de Biquinhas, que a partir desta data será denominada Fazenda Guará”, diz trecho da escritura da propriedade. No documento, a fazenda está localizada em Biquinhas. Mas, no contrato social da Limeira consta que a Guará está localizada em Morada Nova de Minas.
     Corretores da região informaram que, em 2009, a fazenda já valia mais de R$ 40 milhões, e que ela foi comprada, numa transação anterior, por cerca de R$ 10 milhões. Os corretores não souberam informar com precisão o ano em que Perrella teria adquirido a propriedade. Um amigo da família informou que esteve na Guará em 2008, na condição de convidado. Neste período, segundo ele, a fazenda já pertencia a Perrella. O amigo do deputado exibiu duas fotografias feitas durante a visita.
     Na escritura da fazenda consta também que ela possui uma reserva florestal. “Esta fazenda é tão grande que ela vai de um vilarejo a outro”, disse um trabalhador rural da região. A Guará começa próximo à comunidade de Val das Flores e termina na Frei Orlando. “Aqui no Val das Flores quase todo mundo trabalha na fazenda de Zezé Perrella”, informou o trabalhador que pediu para não ser identificado na reportagem. Cerca de 200 funcionários são contratados da Guará. Dois ônibus passam, por dia, recolhendo os trabalhadores nas comunidades para levá-los ao trabalho.

Empresa possui outra fazenda

     A Limeira Agropecuária e Participações Ltda. tem uma segunda fazenda, a Mato Dentro. Fica no município de Igaratinga, no Centro-Oeste de Minas, e é especializada na produção de bovinos e suínos. É administrada pelo irmão de Zezé Perrella, Geraldo de Oliveira Costa.
Graças a um documento de 30 de julho de 2008 da Superintendência Regional de Meio Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável do Alto São Francisco, é possível mensurar a propriedade. Segundo fiscais do meio ambiente que estiveram na fazenda para emitir parecer sobre um pedido de licenciamento, as terras abrigavam 4.500 porcos, 250 cabeças de gado e 75 hectares de pastagens.
     A ração que alimenta o rebanho é produzida na fazenda. A Mato Dentro se dedica a engorda de leitões até o ponto de abate. “Os animais são mantidos em galpões com comedouros, bebedouros, lâmina d’água, grades plásticas, gaiolas, cortinas para propiciar conforto térmico, praticidade, economia de água e facilidade nas operações de higienização dos animais para o processo produtivo”, diz trecho do documento.

Ex-deputado já é investigado

     A Polícia Federal já investiga a suspeita de enriquecimento ilícito de Zezé Perrella. Trata-se de um inquérito referente à gestão do cartola no Cruzeiro Esporte Clube. Em maio do ano passado, o deputado e o irmão dele, Alvimar de Oliveira Costa, foram acusados de lavagem de dinheiro e evasão de divisas na venda do jogador Luisão.
     A investigação mostrou que o jogador foi negociado com a equipe Central Espanhol Futebol Clube, do Uruguai. O valor da transação foi de US$ 2,5 milhões. O problema, apontado pela Polícia Federal, é que, pouco tempo depois, o clube de Montevidéu vendeu Luisão para o Benfica por quase US$ 1 milhão a menos. A suspeita é de que a negociação com o Central Espanhol tenha sido de fachada para esquentar dinheiro sem origem declarada. Existe ainda uma segunda investigação na PF para apurar suspeita semelhante na venda do volante Ramires para o Benfica, em 2009.
     Como deputado estadual, Perrella teria a chance de ganhar R$ 1 milhão no mandato, somando salário, auxílio moradia e outros benefícios. Ainda assim, terminou o mandato com uma declaração de bens de R$ 490 mil. Fontes do meio político disseram que existe a possibilidade de Itamar Franco ser convidado, no fim do ano que vem, para reassumir a presidência do Conselho Administrativo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Desta maneira, Perrella assumiria a vaga de Itamar no Senado. O senador foi internado na última semana em São Paulo para tratar de uma leucemia.
    No site da Assembleia Legislativa consta que a profissão de Zezé Perrela é empresário. “Atua nas áreas da agricultura e agroindústria, em especial no comércio de carnes”, diz o perfil oficial de Perrella.
Irritado com a abordagem do Hoje em Dia para falar do patrimônio pessoal, o ex-deputado Zezé Perrella (PDT) informou que a fazenda Guará vale mais de R$ 60 milhões. “Ela vale muito mais. Não é só isso”, disse. O presidente do Cruzeiro ameaçou a repórter e prometeu retaliação. “Estou doido para pegar um jornalistazinho assim, igual a você. Isso vai ter volta. Vai ter retaliação”, afirmou. Ele disse que doou todos os bens para os filhos “há oito, nove anos.”